• (91) 3321.1600 / 3321.1602
  • sec.pa90@gmail.com
  • Rua joão Diogo, 498 - Belém- PA

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO E SERVIÇOS DO ESTADO DO PARÁ

                SEC PARÁ – Rua João Diogo, 498 (Praça a Bandeira) – Telefone 3321.1600 – sec.pa90@gmail.com

CARTA DE PRINCÍPIOS

Temos sido incansáveis em lutar por melhorias para a classe trabalhadora de nosso Estado. Não nos acomodamos com o que já conseguimos como resultado de nossas lutas, mas olhamos para o futuro e reconhecemos que muito ainda deve ser feito. Sabemos o que devemos fazer e conhecemos os caminhos que nos levarão mais adiante, precisamos, no entanto, da união e participação de todos, para que juntos possamos chegar mais longe. É para um futuro de paz, prosperidade, crescimento profissional e desenvolvimento humano que queremos caminhar. Olhamos o movimento sindical, neste caso o SEC PARÁ, como instrumento que nos conduzirá rumo ao futuro.

Sabemos também que para continuarmos seguindo em frente, é imprescindível que nossa instituição acompanhe todo o processo de mudanças e transformações que estão ocorrendo no mundo global. A organização, o estabelecimento de metas e objetivos, o relacionamento humano no ambiente de trabalho e outras frentes que ditam as exigências do mercado para a contratação de profissionais são por nós conhecidas. Não podemos nos furtar a observância daquilo que as empresas tem feito. Elas têm evoluído de forma substancial. São investimentos em tecnologia estão por toda parte e, passam pela layoutização das lojas, pelo incremento de novos produtos nas prateleiras, novas formas de negociação, novos formatos de lojas, novos espaços, enfim. É necessário, portanto, que o trabalhador acompanhe todo esse processo evolutivo e passe a ser mais atuante, mais perspicaz e mais interessado em conduzir sua vida rumo ao progresso e ao desenvolvimento. Não queremos que nossos trabalhadores sejam, tão somente, meros espectadores, ou, quem sabe simples coadjuvantes dentro dessa fantástica e prospera encenação da existência humana.

Por isso tudo, nossas lutas não cessarão nunca. Continuaremos incansáveis em nosso trabalho para manter os direitos constituídos do trabalhador e não mediremos esforços para novas conquistas. No entanto, abriremos nossos olhares para conquistas ainda maiores. Queremos que nossos trabalhadores olhem para o horizonte e percebam o leque de oportunidades que estão disponíveis para todos. Buscaremos incentivá-los para que sejam mais industriosos, mais criativos, mais evoluídos; que se tornem empreendedores e conquistem seus espaços. Queremos que nossos trabalhadores sejam hoje melhores do que foram ontem, que sejam amanhã melhores do que foram hoje e que busquem, continuadamente, trilhar suas vidas dentro de um processo evolutivo duradouro.

Vamos trabalhar para o fortalecimento organizacional e político do SEC PARÁ. Temos consciência da nossa responsabilidade, conhecemos os novos rumos a serem trilhados e não descansaremos enquanto não alcançarmos nossos objetivos. Sabemos que esse é um grande desafio, mas sempre superamos as adversidades e continuaremos buscando meios para a sustentabilidade produtiva de nossos ideais mais fecundos. Conclamamos, a todos e a todas para que participem mais ativamente do sindicato, que façam parte ativa dessa história de lutas e conquistas de nossa classe, que possamos unir nossas forças para que mais conquistas sejam alcançadas e, por fim, com braço forte, passos firmes e mentes criativas sejamos valorizados e reconhecidos no mercado de trabalho.

IVAN DUARTE

Presidente do SEC PARÁ

TRABALHO, ÉTICA E JUSTIÇA SOCIAL

Temos observado, com certa perplexidade, a vertiginosa escalada mundial em direção ao futuro, assim como, as constantes mudanças e transformações por que passam todos os setores da sociedade global. Estamos diante de uma diversidade incrível de avanços científicos e tecnológicos, observamos o aumento na velocidade da comunicação global, nos defrontamos diariamente com o surgimento de novos produtos e serviços, que por sua vez induzem ao surgimento de novas formas de comercialização.

Nós, os trabalhadores, não estamos excluídos das ações resultantes de todo esse processo de mudanças e transformações pelas quais o mundo está passando. Pelo contrário, somos os mais afetados. Nosso modo de vida está alterado, nossas relações interpessoais mudam em uma velocidade nunca antes vista, as exigências sócio, econômicas, pessoais e profissionais estão mudando em ritmo acelerado. Novos desafios surgem em uma velocidade de estalar de dedos, requerendo de todos novos comportamentos e novas visões de futuro. Podemos dizer com clareza que estamos diante da universalização do desenvolvimento humano desencadeado pelo surgimento de novos paradigmas, decorrentes da exacerbada dinâmica criativa observada com o desenvolvimento tecnológico atual. Isso exige que percepções inovadoras e contemporâneas sejam realidades na vida de todos.

É incrível como esse novo mundo protagonizado pela acelerada introdução de novos modelos de produção, de relações trabalhistas e de novos métodos administrativos, organizativos e gerenciais, incrementados pela grande onda de novas tecnologias surgidas em frações de tempo diminuto, tem provocado profundas marcas em diversos setores de nossa sociedade. Os impactos sobre os antigos conceitos na forma de como administrar, organizar e conduzir as relações trabalhistas são, portanto, relevantes.  Ao observarmos esse contexto e todos os impactos causados na vida do trabalhador, entendemos a necessidade de desenvolvermos novos modelos de movimento sindical, iniciando, dessa forma, uma nova época de idéias, inovações, argumentações, relações com a base, de sonhos e de esperança, assim como, novas formas de métodos de luta e de praticas sindicais.

Precisamos inserir nossos trabalhadores às exigências do mercado global. Precisamos abrir nossa mente e pensamentos para o novo sem, no entanto, abrir mão dos nossos conceitos de lutas, esperanças, ideais, concepções, práticas e métodos de conquistas. Precisamos abrir nosso entendimento para novas experiências, para novas conquistas, para novos conhecimentos. Nosso trabalhador precisa cultivar o desejo de querer mais, de lutar por mais. Chega de acomodação, chega de fracasso. A hora é de enfrentar os novos desafios do presente como forma de preparação para o futuro. O SEC PARÁ surge, nesse contexto, como o instrumento que conduzirá o trabalhador e a trabalhadora em geral rumo a esse novo mundo.

O SEC PARÁ continuará sua história de lutas e conquistas em favor do trabalhador. Não abriremos mão de nossa história, foi ela que nos fez seguir adiante. Nossa trajetória nos trouxe até aqui e nos permitiu o olhar critico para travarmos diversas lutas representadas por inúmeras vitórias em favor da classe dos profissionais do comércio do Estado do Pará. Continuaremos incansáveis na luta por melhores salários, por mais emprego e renda para nossa população, por mais melhorias nas condições de trabalho, por justiça social e solidariedade. Abriremos, no entanto, nossas portas para novas conquistas.

O SEC PARÁ entende ser necessária a inclusão dos trabalhadores para as novas praticas nas relações trabalhistas. Trabalhar o relacionamento interpessoal, o marketing pessoal, técnicas de oratória, desenvolver a pro atividade no indivíduo, estimular praticas de liderança e crescimento profissional, além de incentivar a formação técnica e científica são condutas que serão aplicadas aos nossos companheiros e companheiras. O trabalhador precisa ser mais competitivo, precisa desenvolver suas competências sociais, pessoais e profissionais como forma de galgar novos espaços no mercado de trabalho. O trabalhador precisa ser estimulado a mudar os seus paradigmas do passado e estabelecer novos paradigmas onde o foco deverá ser o de viver melhor qualidade de vida e que isso passe a fazer parte de seus objetivos mais profundos. Isso é desenvolvimento humano.

O SEC PARÁ quer que todos possam ter melhor qualidade de vida, que todos possam conviver em um mundo mais igual, um mundo mais democrático e que o desenvolvimento do homem passe a ser o elo de ligação entre o presente e o futuro. Acreditamos que somente assim podem ser corrigidas as desigualdades sociais, as injustas distribuições de renda e as cavalares concentrações de renda existentes hoje. É hora de superar as injustiças.

O SEC PARÁ apóia a reforma democrática no Brasil, exige a reforma política e a aproximação destes aos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras em geral. Vê como necessária a reforma tributária, fiscal e financeira do Estado livre e independente. Entende que a reforma previdenciária deve ser uma realidade premente. Assim como, a reforma sindical e trabalhista, dentro de um pacto federativo, que estabeleça regras e normas para a conduta do judiciário na apreciação das causas do trabalhador sem prejuízos a classe. Resta aoSEC PARÁ a certeza de que, dessa forma, teremos combatidas as irregularidades cometidas contra a classe trabalhadora de nosso Brasil e, em especial, aos trabalhadores e trabalhadoras do Estado do Pará.

O SEC PARÁ representa a luta constante dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa da honra, da ética e da moral, representa, ainda, uma instituição voltada para o desenvolvimento intelectual de seus associados, assim como, uma porta para a inserção dos mesmos em um mundo mais próspero e inovador. Será luta constante do SEC PARÁ incluir no dicionário de seus trabalhadores e trabalhadoras frases como: paz e felicidade, ascensão social, progresso e desenvolvimento humano.

O SEC PARÁ estabelece este horizonte como o seu ideal.  Este será o patamar dos ideais da classe trabalhadora do Estado do Pará. Nossos valores e missões serão o compromisso com a verdade, com a ética e a moral, com a evolução humana e com o desenvolvimento de novas idéias. Assim entendemos que nossos trabalhadores poderão transitar pelas ondas de mudanças e transformações observadas no mundo global, ao mesmo tempo em que buscam continuadamente sua inserção e ascensão social e profissional. 

O SEC PARÁ há vários anos abre suas portas diariamente para oferecer segurança, conforto e bem estar a todos os profissionais do comércio do Estado do Pará. Continuaremos, por tanto, atendendo a todos com o mesmo carinho e atenção de sempre, não nos furtando à observância das novas tendências na relação trabalho empresa. Olharemos nossa base como expoente classe articuladora do progresso e desenvolvimento do Estado do Pará a frente do setor comerciário. Entendemos que como tal categoria responsável pela expansão de vários grupos empresariais, sobeja o reconhecimento e mérito destes que, sem medir esforços, muito tem feito para o sucesso de grandes grupos empresariais. Enfim queremos o reconhecimento do valor de todos da nossa classe de trabalhadores.

APRESENTAÇÃO

Este documento tem a finalidade de expressar à categoria de trabalhadores no comércio do Estado do Pará, quais princípios e fundamentos norteiam as atividades, pensamentos e ideais do SEC PARÁ. Cumpre-nos o dever de expressar nossa responsabilidade em preservar as conquistas já alcançadas, assim como, olhar para o horizonte e ver novos caminhos a serem percorridos.

© Copyright 2019 SECPARA. Todos os direitos reservados.